Jesus
teve irmãos carnais?
Sem desrespeitar
ninguém, mas a Bíblia parece indicar que embora Maria tivesse concebido a Jesus
enquanto era virgem, depois do nascimento dele teve outros filhos com José.
Mateus 13:55,56, por exemplo, cita
por nome VÁRIOS irmãos de Jesus, além de citar “irmãs”, embora sem lhes dar os nomes.
Ao que parece, Jesus poderia ter
passado por uma situação como esta, abaixo, carregando no colo seus irmãos e
irmãs mais novos.
Desenho que poderia ser o de Jesus carregando um de seus irmãozinhos
PORÉM, para a maioria de hoje, Jesus
não teve irmãos.
Alguns defendem que quando a Bíblia
fala em “irmãos”, na realidade
estaria se referindo a “primos”, pois
o hebraico NÃO teria uma palavra para “primos”.
Assim, quando quisessem definir o
parentesco de “primo”, usariam a palavra para “irmão”. Desse modo, quando
a Bíblia se referisse aos “irmãos de Jesus”, estaria se referindo aos PRIMOS
dele.
De fato, no Velho Testamento, os
patriarcas e os antigos judeus chamavam outros parentes de “irmãos”, embora
fossem tios, primos, etc.
Abraão e Lot, por exemplo, foram
chamados de “irmãos”, em Gênesis 13:7,8, quando na realidade eram “tio e sobrinho”.
PORÉM... o Novo Testamento foi
escrito na língua Grega e, nessa língua, existe a “palavra irmão”, o que mostra
que, quando se fala em irmão, seria IRMÃO mesmo.
Mas ainda assim alguns argumentam que
o evangelho de Mateus, que cita os “vários irmãos e irmãs” de Jesus, foi
escrito primeiramente em Hebraico e não em Grego.
Tudo bem. Existe essa
possibilidade.
Nesse caso, então, só poderiam ter
usado a palavra “irmão” como sendo “primo” no texto em Hebraico, MAS quando
fosse traduzido para o Grego, se fosse traduzido “irmão”, seria por que se tratava
de IRMÃO mesmo (ou filho dos mesmos pais).
Parece que NÃO há como confundir
“irmão” com “primo” no Novo Testamento.
SE os seus escritores quisessem se
referir aos “primos”, teriam usado a palavra
certa, como o apóstolo Paulo fez, quando chamou Marcos de “PRIMO de
Barnabé” (Colossenses 4:10).
A própria versão católica do Padre Figueiredo, de 1939, mostra isso.
A própria versão católica do Padre Figueiredo, de 1939, mostra isso.
PORÉM, em Gálatas 1:19, Paulo chama
"Tiago, de irmão do Senhor".
Um mesmo escritor usou as DUAS palavras (irmão e primo).
Portanto, quando se diz "irmão", quer se dizer IRMÃO mesmo.
Um mesmo escritor usou as DUAS palavras (irmão e primo).
Portanto, quando se diz "irmão", quer se dizer IRMÃO mesmo.
Se quisesse dizer
"primo", teria sido usada a palavra PRIMO.
Em Mateus 1:25 diz que José NÃO
“conheceu” (ou não teve relações sexuais com) Maria ATÉ que ela deu à luz seu
filho, o PRIMOGÊNITO; e pôs-lhe por nome Jesus”.
Parece claro que, “até” o nascimento
de Jesus, ele não teve relações, mas que DEPOIS as teve. Isso era normal e
abençoado por Deus.
Além disso, Jesus foi o “primogênito” (ou o primeiro filho ou principal herdeiro).
Além disso, Jesus foi o “primogênito” (ou o primeiro filho ou principal herdeiro).
Na realidade, pela Bíblia, um
“primogênito” pode NÂO ser o primeiro filho.
O Rei Davi, por exemplo, tinha vários irmãos e não era o mais velho entre eles , mas foi considerado como PRIMOGÊNITO por Deus (Salmo 89:3,27).
Entre vários irmãos, então, um pode ser o primogênito, mas quando não se tem mais irmãos, não haveria a necessidade de um ser o primogênito, pois seria o único filho e o principal herdeiro (como visto no parágrafo anterior, Mateus diz que Jesus era o primogênito, o que indicaria mais irmãos)
O Rei Davi, por exemplo, tinha vários irmãos e não era o mais velho entre eles , mas foi considerado como PRIMOGÊNITO por Deus (Salmo 89:3,27).
Entre vários irmãos, então, um pode ser o primogênito, mas quando não se tem mais irmãos, não haveria a necessidade de um ser o primogênito, pois seria o único filho e o principal herdeiro (como visto no parágrafo anterior, Mateus diz que Jesus era o primogênito, o que indicaria mais irmãos)
Depois, João 7:5 diz que “nem mesmo os irmãos de Jesus CRIAM nele”.
“Irmãos”, nesse caso, não seriam os irmãos de “fé”, pois os que tinham a mesma FÉ acreditavam nele.
Portanto, se alguém NÃO acreditava, seriam os seus irmãos carnais, mesmo.
“Irmãos”, nesse caso, não seriam os irmãos de “fé”, pois os que tinham a mesma FÉ acreditavam nele.
Portanto, se alguém NÃO acreditava, seriam os seus irmãos carnais, mesmo.
Como se sabe, muitos SALMOS que Davi
escreveu foram em forma de profecia e se cumpriram exatamente em Jesus
Cristo.
Isso pode ser visto em Salmo
16:10 e Atos 2:27 – Salmo 22:1 e Mateus 27:46 – Salmo 22:8 e Mateus 27:48 –
Salmo 22:14 e João 19:34, etc., etc.
Aparentemente, o Salmo 69:8,9,
escrito por Davi, teria PREVISTO que os próprios irmãos carnais de Jesus NÃO
acreditariam nele, quando disse:
“Tenho me tornado como um estranho
para com os meus irmãos, e um
desconhecido para com os FILHOS da minha mãe”.
Os “filhos da mãe dele” NÃO poderiam ser seus primos.
Esse fato, de seus irmãos carnais NÃO
acreditarem nele, EXPLICARIA por que, na sua morte, Jesus pediu para o apóstolo
João receber Maria na sua casa, pois
seus próprios irmãos NÃO acreditavam nele, até a época de sua morte.
Já o apóstolo João, este sim, era seu
“primo”, mas ao mesmo tempo era, também, seu irmão pela fé, pois fazia a
“vontade de Deus” e, por isso, poderia ser considerado como um irmão de
verdade.
Sendo um irmão de verdade,
consideraria Maria, que também fazia a “vontade
de Deus”, como sua verdadeira mãe (Mateus 12:47-50 - João 19:26.27) e
cuidaria bem dela, melhor do que
seus próprios irmãos carnais.
Quando vieram da festa de Jerusalém,
quando Jesus tinha 12 anos, só deram pela falta dele muito depois da saída da
cidade (Lucas 2:39-52).
SE fosse filho único, teriam dado
pela falta dele de imediato.
Já se fossem vários irmãos juntos, a
falta de um deles, apenas, poderia passar sem se notar. Isso também parece
mostrar mais irmãos dele.
O apóstolo Paulo, em Gálatas 1:19 diz
que “Tiago era irmão do Senhor”, mas em Romanos 16:11 diz para “saudar Herodião, meu PARENTE e para saudar a
FAMÍLIA de Narciso...”.
Isso também deixa claro que, quando
falou que Tiago “era irmão do Senhor”, quis dizer que ele era IRMÃO
mesmo.
Se quisesse falar que era “parente” ou da “família” de Jesus, teria usado as palavras apropriadas, como usou
para Herodião e para Narciso.
Nesse caso, o Tiago citado por Paulo
era o IRMÃO de Jesus, que, depois da morte dele, aderiu aos ensinamentos
cristãos.
Tanto que, mais tarde, teria dirigido
a reunião em Atos 15:28,29.
Alguns "críticos" dizem. ainda, que os "irmãos de Jesus", citados na Bíblia (Mateus 13:55,56), eram filhos apenas de José e NÃO eram filhos de Maria, pois NUNCA são chamados de "filhos de Maria" e sim como "irmãos de Jesus".
PORÉM se a Bíblia NÃO diz especificamente que "eram filhos de Maria", também NÃO fala que "NÃO eram filhos de Maria".
Portanto, esse argumento não cola.
É o que a Bíblia parece dizer.
Alguns "críticos" dizem. ainda, que os "irmãos de Jesus", citados na Bíblia (Mateus 13:55,56), eram filhos apenas de José e NÃO eram filhos de Maria, pois NUNCA são chamados de "filhos de Maria" e sim como "irmãos de Jesus".
PORÉM se a Bíblia NÃO diz especificamente que "eram filhos de Maria", também NÃO fala que "NÃO eram filhos de Maria".
Portanto, esse argumento não cola.
Além disso, até “fora da Bíblia” fala que Jesus TEVE irmãos.
O escritor judeu Flavio Josefo fala
da morte de “Tiago, IRMÃO de Jesus, que
era chamado de Cristo”.
Embora digam que “a Igreja Católica alterou ou ACRESCENTOU o nome de Jesus nos escritos
de Josefo”, isso NÃO é verdade, pelo menos nessa parte.
A “igreja” NUNCA acrescentaria que
Tiago era IRMÃO de Jesus, pois, para os católicos, Jesus NÃO teve irmãos
carnais.
Portanto, a “igreja” NUNCA teria
acrescentado que Tiago era irmão de Jesus.
Quem ESCREVEU esse texto, foi Josefo mesmo.
Embora ele NÃO fosse cristão,
COMPROVOU o que a Bíblia disse, dizendo não só que Jesus e Tiago EXISTIRAM,
como também dizendo que foram IRMÃOS carnais.
Portanto, embora Maria tivesse
concebido a Jesus enquanto era virgem (Isaías
7:14 – Mateus 1:23), DEPOIS do nascimento dele teria tido outros filhos com
José.
Crédito do Desenho: Postagens da Internet
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