segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ADÃO e EVA - Personagens históricos? Sinete de Adão



Pais da humanidade
Segundo a Bíblia, NÃO existem “raças”, uma vez que todos têm um mesmo pai e uma mesma mãe, conforme Atos 17:26 e Gênesis 3:20 (filhos de um mesmo casal NÃO podem ser de raças diferentes).
A humanidade, portanto, só tem UMA raça, que é a "raça humana" (qualquer criança pode VER isso, pois sabe que todas as pessoas, de quaisquer nações, podem se REPRODUZIR entre si).
A "reprodução" somente é possível, porque pertencem à "mesma espécie". 
Pouco importa a APARÊNCIA externa, ou os tipos físicos DIFERENTES, pois, "por dentro", TODOS são iguais. 
Se não fossem "iguais por dentro", NÃO poderiam se reproduzir. 

A própria ONU, por meio da Unesco, que é a sua divisão para Educação, Ciência e Cultura, declara que todos os seres humanos pertencem à mesma espécie e têm a mesma origem”. — Declaração sobre a Raça e os Preconceitos Raciais, 1978.

A Bíblia diz que Deus CRIOU o primeiro casal humano e o colocou num JARDIM, chamado Éden, para que cuidasse da Terra e a enchesse com os seus filhos (Gênesis 1:28-31).

Adão poderia ter vivido num local como este.

Sua localização teria sido pelos arredores do Lago Van e/ou entre o sul da Turquia (que é a antiga Togarma), o norte do Iraque (que é a antiga Babilônia) e o oeste do Iran (que é a antiga Pérsia).
Por “coincidência”, essa área é considerada como o BERÇO da humanidade.

MAS, até 2020, isso é apenas suposição, pois ninguém sabe a sua localização exata.
Até por que, daqueles quatro RIOS citados em Gênesis, restam apenas dois e, mesmo assim, talvez NÃO estejam em seus cursos originais, pois os rios alteram seus cursos ou deixam de existir, pela ocorrência de terremotos, etc.
Desenho da possível localização do Éden bíblico 

Alguns levantam dúvidas sobre a esposa de Caim, que foi o primeiro filho de Adão, pois Não é mencionado o seu nome nem a época em que ela nasceu.
A Bíblia diz que Caim “conheceu-a” na terra para onde fugiu. Assim, pensam que ela era de outra família, que vivia em outra parte, longe de Adão e Eva.

Porém, Gênesis 5:4 mostra que o primeiro casal teve “filhos e filhas”, embora não mencione maiores dados sobre elas.
De modo que, além do casal, existiam apenas os seus filhos.
No entanto, é evidente que estes estavam divididos em alguns homens e algumas mulheres.

E quando a Bíblia diz que Caim “conheceu-a” apenas na terra para qual fugiu, quer dizer que, somente lá, conheceu-a intimamente, mantendo relações sexuais com ela.
Até hoje esse termo “CONHECER” é usado também nesse sentido (de se ter relações sexuais).
A mesma versão que diz que “Caim CONHECEU a sua esposa para onde fugiu”, diz também que Caim só foi gerado, quando “Adão CONHECEU a sua esposa”, deixando bem claro que “conhecer”, nesses dois casos, significa ter “relações sexuais” (Gênesis 4:1 - Almeida, de 1966).

Quanto a se ela procedia ou não do primeiro casal fica claro no nome que foi dado à primeira mulher, pois esse nome, EVA, quer dizer "vivente".
Ela foi assim chamada por que seria a "mãe de todos os outros seres viventes da espécie".

Portanto, a esposa de Caim, que era um ser humano vivente, só poderia ter sido descendente de Eva, porque ela foi a “mãe de TODOS os viventes” (Gênesis 3:20). Possivelmente, a esposa de Caim foi filha ou neta de Eva.

Naquela ocasião, a procriação com irmãos e/ou parentes próximos não era considerada como "incesto" nem teria problemas consanguíneos. Até mais de 1.900 anos depois, a mesma situação continuava, pois o próprio Abraão casou-se com Sara, que era sua "meia-irmã" (Gênesis 20:12).

Aliás, o casamento entre meio-irmãos NÃO era “exclusividade” dos patriarcas judeus, pois acontecia com os Faraós do Egito também.

A contagem do tempo na ordem dos acontecimentos, ou a CRONOLOGIA bíblica, começa com o nascimento de outro filho do casal, chamado Sete, nascido quando Adão tinha “cento e trinta anos”, conforme Gênesis 5:3. (Veja o “post” Cronologia)

A palavra “adão” pode ser traduzida, também, como “homem terreno” (ou saído da terra). Além disso, pode ser traduzida por “humanidade”.

Por isso, muitos dizem que NÃO existiu o indivíduo ou o homem exclusivamente chamado de Adão, pois esse termo poderia ser aplicado a vários, sem distinção.

No entanto, NÃO é isso o que a Bíblia diz, pois quando faz a citação dele, do início ao fim, deixa claro que se refere ao “primeiro homem”. (I Coríntios 15:45-47)

O discípulo Judas, no versículo 14 da sua carta, diz que “Enoque foi a sétima linhagem depois de Adão”.
Isso foi escrito no tempo dos apóstolos.

Para algo ou alguém estar alistado em ordem é preciso de um início ou de um ponto de partida. Não teria sentido dizer que Enoque foi o "sétimo, a partir de Adão", se não pudesse ser determinado que aquele Adão fora o início da contagem

E não é somente Judas quem diz isso.
NOÉ foi contado como “décima linhagem” depois de Adão e o evangelista Lucas, que “pesquisava tudo antes de escrever”, registra uma linhagem completa, de Adão até Jesus (Lucas 3:23-38).

Quanto a esta linhagem ou genealogia, de Adão a Jesus, os críticos também colocavam dúvidas, pois tanto o evangelho de Mateus como o de Lucas fazem a GENEALOGIA de Jesus.
MAS os nomes “batem” só até o Rei Davi e, depois, continuam com nomes completamente DIFERENTES.

No entanto, longe de ser um ERRO, esse detalhe só faz reforçar a linhagem do Rei Davi, tendo em vista que uma relação, a que foi feita por Mateus, mostra os nomes a partir de um de seus filhos (Salomão), que foi antepassado de José, pai adotivo de Jesus.
Já a outra relação, feita por Lucas, mostra os nomes a partir de Natã (ou Natan), outro filho de Davi, que foi antepassado de Maria, mãe carnal de Jesus.

Portanto, essas relações de antepassados comprovam que não só o pai dele, mas também a sua mãe, eram descendentes de DAVI, fato que somente reforça a origem davídica de Cristo (Mateus 12:23), conforme prevista e comprovada pelas Escrituras.
Aliás, o próprio Jesus citou Adão e Eva (Mateus 19:4-6).

Adão histórico - "Dia" de vida

Alguns confundem o "dia de vida de Adão".
A Bíblia diz que se Adão “comesse da árvore” naquele mesmo dia morreria.
Embora ele tenha desobedecido e comido, NÃO morreu naquele dia de vinte e quatro horas, pois a mesma Bíblia diz que ele viveu “novecentos e trinta ANOS” terrestres (Gênesis 3:17-19 e 5:5).
Mas não há nada de errado nisso considerando que, nas Escrituras, o DIA é um limite ou um período de tempo, que pode ter a duração de “24 horas”, “menos do que uma vigília de noite”, “um ano”, “mil anos” ou “milhares de anos” [Salmos 90:4 (ou 89:4 em algumas); Ezequiel 4:6; II Pedro 3:8] e Gênesis 2:4 (na TNM).
Assim, pode ser até um período indefinido.

Em Adão, TALVEZ tenha sido aplicado o limite de “um dia como mil anos”, tendo em vista que ele morreu um pouco antes desse tempo ser completado.
Devido a essa longa vivência, de centenas de anos, principalmente da época dele até Noé, dizem que esses anos deveriam ser "meses" ou um período menor do que os 360 dias que conhecemos hoje.

Mas se aqueles anos relatados fossem meses, por exemplo, Enos (Enosh) teria gerado Quenã (Qenan) aos 90 meses e Quenã teria gerado Malalel (Mahalalel) aos 70 meses e assim por diante.
Isso pode ser verificado quando se substitui a palavra "ano" pela palavra "meses" na sequência de nomes existente em Gênesis, capítulo cinco. Naturalmente, seria algo impossível, visto que, com aqueles "meses" de idade, ainda seriam CRIANÇAS.

E que aqueles anos NÃO foram um período menor do que é conhecido hoje, pode-se ver na ocasião do Dilúvio, que se iniciou no “segundo mês, dia 17” e cujas águas começaram a baixar depois de “150 dias”, no “sétimo mês, dia 17”.
Após isso, fala-se no “décimo mês” e mais uns 50 dias, para, só depois, se falar no “segundo ano (após o Dilúvio)”.
Isso mostra que cinco meses tinham 150 dias (ou trinta dias por mês) e que o ano tinha doze meses, num total de 360 dias, mais ou menos (Gênesis 7:11 e 8:3,4).

Entretanto, apesar da Bíblia dizer que Adão foi criado há cerca de 4.000 anos Antes da Era Comum, NUNCA diz que o planeta Terra tem a mesma idade do que ele.
Ela diz que, no início da criação, “Deus criou os céus e a Terra”. (Gênesis 1:1)
O Universo, portanto, foi criado ANTES do homem.
Assim, quando a Ciência diz que o planeta tem “milhões de anos”, não está desmentindo a Bíblia, pois ela não diz, em parte alguma, a idade do Universo.

O que a Bíblia mostra é a idade do HOMEM sobre a Terra.

E essa idade da ação do homem sobre a Terra é comprovada pela Ciência, considerando que os registros históricos confiáveis, tais como inscrições, construções, textos, etc., não chegam aos cerca de 4000 anos Antes da Era Cristã.
Só se pode provar a passagem do homem pelo planeta, por meio do tempo que a Bíblia lhe dá (da criação de ADÃO para cá).
Tanto que esse é o período conhecido por história registrada

Embora os evolucionistas digam que o homem já exista por “mais de dez mil anos”, baseiam-se em suposições e até hoje nunca puderam comprovar isso.
Com esses 10.000 anos para o primeiro homem, tentam tirar a historicidade de Adão, pois querem acreditar que ele não foi real ou que foi apenas "um conto ou uma simbologia".
MAS... a idade que a Bíblia dá para Adão (ou cerca de 4000 a.C), o coloca num período HISTÓRICO.
Por "coincidência", a ESCRITA foi inventada em cerca de  4000 a 3000 a.C., EXATAMENTE nos dias de vida de Adão (segundo a Bíblia, ele viveu de 4.026 a 3.096 anos antes de Cristo).
Portanto, Adão viveu nos dias em que a escrita foi inventada.

SE ele viveu num período histórico, seria um personagem histórico.

Porém, se os críticos o consideram como algo fantasioso, irreal, não querem aceitar que ele tenha vivido em período de história registrada.
Por isso, "empurram" o primeiro homem para um tempo antes de Adão.
SE o primeiro homem existiu há 10.000 anos, NÃO poderia ter sido Adão, que, segundo a Bíblia, só existe de uns 4.000 anos antes de Cristo, para cá.
Mas só dizem isso, para tirar a historicidade dele.

No entanto, em 1932, o Dr. E. A. Speiser, do Museu da Universidade de Pensilvânia, achou "um sinete de Adão", no norte do Iraque, em um lugar chamado Tepe Gawra, a 19 quilômetros ao norte de Nínive, que foi capital da antiga Assíria.
Tal achado foi datado como sendo de 3500 a.C.
"Sinete" é algo como um "carimbo", que mostra que algo passou por alguém ou que foi AUTORIZADO por alguém.
Novamente, há "coincidências".
Tanto na época (3500 a.C. ou nos dias de vida de Adão) como no LOCAL (a Bíblia diz que ele viveu por aquelas bandas do atual Iraque).
Sinete de Adão, achado em 1932, é datado de 3500 a.C.

O “sinete” parece mostrar um homem e uma mulher andando com dificuldade, com uma COBRA atrás deles.
Também foi achado o que chamaram de “selo de Adão”, que é um homem e uma mulher CONVERSANDO debaixo de uma árvore, sendo observados por uma COBRA, ou serpente.



“Selo de Adão” também foi achado na Mesopotâmia, datado de 2200 a.C.

Novamente, os "críticos" NÃO querem aceitar.
Claro que tais achados poderiam não ser PROVAS de Adão e Eva, mas até uma criança pode ver que esses registros mostram coisas muito PARECIDAS com o que a Bíblia diz que aconteceu com o primeiro casal humano.
Mesmo que o “Selo” NÃO fosse de Adão e Eva, pois é mais recente do que eles, sua descoberta mostra que, naquele tempo, FALAVAM de coisas parecidas com o que tinha havido com Adão.

Idade da Terra e dias criativos

Por outro lado, assim como as idades do homem e da Terra são diferentes, também os “dias” mencionados para cada um são diferentes.
Na preparação do planeta era UM limite de tempo e depois, na rotina diária do ser humano, era OUTRO.
Mesmo porque, na preparação da Terra, o homem ainda NÃO existia e a obra que estava sendo feita NÃO poderia ser, assim, controlada pelo seu modo de marcar o tempo.
Quem fazia tal obra era Deus e o modo de marcar o tempo era o Dele.

Contudo, podemos fazer uma suposição, imaginando a duração daqueles “dias criativos”. (Veja o “post” DIAS da criação)
Como a Bíblia diz que estamos no “sétimo dia” ou no “dia de descanso de Deus”, que ainda não terminou e que começou após a criação do primeiro homem, Adão, isso indica que esse “dia” já tem, então, cerca de 6.040 anos terrestres, considerando que esse é o tempo passado de Adão até nós, que vivemos no ano 2015 da Era Cristã. 

Se os outros dias daquela preparação tiveram a mesma duração, eles foram, cada um, de mais de seis mil e quarenta anos terrestres.
Mesmo que não seja esse o tempo de cada um deles, a Bíblia deixa claro que não foram “dias de vinte e quatro horas”.

Os "críticos" fazem muitas manipulações, com respeito às datas.
A "idade da Terra", por exemplo, que hoje consideram como sendo de 4,5 BILHÕES de anos, nem sempre foi considerada assim.
Até o começo dos anos 1900, Lorde Kelvin mostrou que o planeta teria, apenas, cerca de 20 milhões de anos.
MILHÕES, não bilhões.

Porém, muitos cientistas NÃO queriam concordar com isso, pois essa idade NÃO seria conveniente para a Teoria da Evolução, de Darwin.
Para se "ajustar" à teoria de Darwin, a Terra deveria ter MAIS de um bilhão de anos. Se tivesse "apenas" um bilhão, NÃO serviria.
Com a descoberta da "radioatividade", surgiram "novas possibilidades" e começaram a calculá-la novamente.
Mas não chegavam a consenso.
O consenso foi de que era IMPOSSÍVEL calcular a idade do planeta em “bilhões de anos” apenas com as suas rochas.

Então, se não conseguiam calcular a idade da Terra somente com as rochas terrestres, apelaram para os "meteoritos" que haviam caído sobre a Terra.
Os meteoritos são pedaços de rochas que vêm do espaço, fora do planeta.
SOMENTE com o cálculo da idade deles, aliado aos cálculos das rochas terrestres, é que chegaram ao "consenso" de que a Terra teria 4,5 bilhões de anos.
Esta é a data que atribuem ao planeta, desde 1956.
Mais parece outro "ajuste" que fizeram.

Alguns "críticos ou cientistas" debocham de alguns religiosos, que dizem (erradamente) que a Terra só tem 6.000 anos, mas dizem (também erradamente) que a Terra tem BILHÕES de anos, sendo que nunca puderam comprovar isso e sabendo que essa "idade" parece ter sido "ARRANJADA" para favorecer à Teoria da Evolução.



Crédito das Fotos e do Desenho: Postagens da Internet




Um comentário: